•  
  •  

Em evento na Bahia, João Ubaldo lotou auditório e revelou que iniciava novo romance

Data: 18.Jul.2014
Fonte: Correio / BA / Redação


 Escritor baiano morreu na madrugada desta sexta-feira (18), em seu apartamento, no Rio de Janeiro

Um dos últimos eventos literários que o escritor João Ubaldo Ribeiro participou na Bahia foi a 11ª edição da Bienal do Livro da Bahia, em outubro de 2013. Foi a primeira vez que escritor, que morreu na madrugada desta sexta-feira (18), em seu apartamento, no Rio de Janeiro, participou do evento.

 

o escritor baiano bateu um papo com os visitantes, que lotaram o espaço Café Literário, provocando uma imensa fila de espera. A procura dos leitores pelo autor provocou a mudança do local da palestra que teve de ser realizado no auditório principal do Centro de Convenções (Stiep). 

 

Segundo a organização da Bienal, 260 pessoas participaram da conversa, que teve mediação do escritor Rodrigo Lacerda. Autor de Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984), Diário do Farol (2002), entre outros, João Ubaldo contou que estava na fase inicial de produção de um novo romance, ainda sem título. 

 João Ubaldo lotou auditório e revelou que iniciava novo romance

 

Seu último livro do gênero, o Albatroz Azul, havia sido lançado em 2009. “Estou na primeira parte de um livro que deverá ter 10 capítulos. A história vai se passar no Leblon, bairro onde morei no Rio”. O escritor falou, ainda, sobre a importância do amigo Jorge Amado (1912-2001) em sua vida: “Jorge sempre me estimulou. Ele é um monumento à nossa arte”.

O baiano, que nasceu na Ilha de Itaparica, tinha 73 anos e estava em casa no momento em que teve uma embolia pulmonar. 

Entre as suas obras mais famosas estão "Viva o povo brasileiro", "A arte de roubar as galinhas", “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos” e “A casa dos budas ditosos”. Em 2008, o escritor ganhou o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura brasileira.
 


 

 

 

 

Além de escritor, o baiano era jornalista, roteirista e professor. João era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas nunca exerceu a profissão como advogado.

 

 

João Ubaldo Ribeiro deixa quatro filhos. Emília, Manuela, Francisca e Bento, que é ator. Bento ficou conhecido após interpretar o personagem Juca na novela A Favorita, onde era par romântico da atriz Claudia Raia, além de ter feito os dois filmes de Tropa de Elite. 

Desenvolvido por: Be!Interactive